quinta-feira, 6 de maio de 2010

O TRATADO DE TORDESILHAS

O Tratado de Tordesilhas era uma linha imaginária que separa os dois reinos católicos da Peníncula Ibérica, passava pelo Brasi8l na extenção meridional, ao largo do litoral do atual estado de SC, portanto, a área viria fazer parte do RGS, pertancia aos espannhóis e Portugal, por sua vez, sempre procurou estabelecer como sua real fronteira, como limitado de extremo do sul o ímperio na América do sul. Todos os conflitos do estado do Brasil e seus vizinhos do Prata foram decerrentes desse antagonismo sobre quais eram os verdadeiros marcos de cada um , o traço determinado pelo Tratado de Tordesilhas ou a curva do Rio da Prata.
Os padres da companhiade Jesus atravessávamos o rio Uruguai por de 1626. Sendo que o padre Roque Gonzales foi martilizado pelos indígenas em 1628.
Em 1637, o bandeirante Raposo Tavares, atrás de mão-de-abra cativa, destruiu as reduções situadas entre os rios Taquari e Cai, obrigando os Jesuitas a refluírem para margem dereita do Uruguai.
O gado chimarrão é um gado selvagem. Formaram-se então as Vacarias do mar, que estendiam-se até as margens do Rio ds Pratra e as vacarias de Pinhais, que ocupavam boa parte do Planalto0 Central e dos campos de cima da serra.
O verdadeiro apogeu das Missões (S. Nicolau, S. Ã.ngelo, S. Luis, S.Lourenço, S. João velho, S. Miguel, S Borja). situados na parte oeste do estado, até que ocorreu a destribuição deles durante as guerras guaraníticas, cujas operações belicas deram-se pela expedição luso espanhola de 1753-1756, tendo no cacique Sepé Tiaraju o principal defensor das reduções indgenas.A chamada "época de ouro" das missões foi possivel por que os descendentes dos garampos nas Minas Gerais ou tropeiros e criadores de gado bovino e muar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário